Players Blu-ray têm dificuldade para funcionar em televisores de tubo

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia

Uma dica valiosa para quem vai investir um bom dinheiro para montar um cinema de vídeo em alta resolução: dê prioridade à TV e deixe a preocupação com o player para depois. Com uma TV antiga, de tubo, que não seja full HD ou não aceite conexão digital, a imagem certamente deixará a desejar.Para ver como o novo formato se sai em televisores mais antigos, o UOL Tecnologia colocou quatro players de Blu-ray em uma TV de tubo de 29 polegadas. Os aparelhos foram ligados por um cabo de Vídeo-composto e foi exibido o filme “Homem-Aranha 3” (incluído no pacote do player Sony).

A primeira dificuldade foi configurar o tamanho correto da tela, já que os televisores antigos têm tela na proporção 4:3, enquanto o Blu-ray é gravado em 16:9. Além disso, a resolução também teve de ser baixada para 480 linhas.

Configurações (e ligações para o suporte técnico)

Nos aparelhos LG BH200 e Sony BDP-S300, a configuração é simples: com o controle remoto, mudam-se essas opções no menu de configurações, e a imagem aparece sem distorções.

É bom lembrar, porém, que a diferença de proporções entre o formato Blu-ray e a TV antiga faz com que apareçam duas tarjas pretas horizontais que ocupam um quarto da tela cada uma, diminuindo uma televisão de 29 polegadas para uma de 19 polegadas —e olhe lá.

O player Samsung BD-P1400 também tem a opção de mudar as configurações da tela, mas não funcionou. Em qualquer proporção de tela ou resolução que se selecionasse, o filme aparecia esticado, e as pessoas ficavam com rostos longos e ombros estreitos.

O suporte técnico da Samsung foi acionado e, depois de testar todas as opções possíveis, o atendente informou que o ideal mesmo era conectar o aparelho a uma TV de alta definição.

Nos testes com o player Philips BDP9000, o resultado também foi problemático. Após conectar o cabo de Vídeo-composto, a imagem gerada apresentou faixas horizontais que distorciam o filme. O problema continuou ocorrendo mesmo quando o player foi ligado a uma TV de plasma, com conexão HDMI. Depois de um tempo, o aparelho parou de reproduzir discos Blu-ray e só tocou DVDs comuns.

O suporte da Philips também foi acionado, mas o atendente informou que, por se tratar de um aparelho muito caro, não seria bom tentar resolver o problema por telefone. Segundo ele, era melhor levá-lo a uma assistência técnica autorizada.

  

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