Transporte coletivo nas empresas ajudaria o trânsito

Todas as vezes que vemos na televisão uma reportagem sobre os engarrafamentos no trânsito, ouvimos a repetição de que a maioria dos automóveis está transportando apenas uma pessoa.

Olho para o estacionamento do meu local de trabalho e imagino que temos uma relação muito próxima de um veículo para cada funcionário.

Faço parte de um grupo de amigos que, há vários anos, participam de um rodízio de transporte comunitário muito divertido. A cada dia da semana, um é responsável por apanhar os outros em casa, trazer para o trabalho e fazer o percurso inverso à tarde.

Além de retirarmos quatro veículos de circulação, e economizarmos muito combustível, ainda temos o prazer de contar piadas, atualizar sobre notícias, combinar novas pescarias, além de comentarmos sobre os assuntos do momento.

Outro benefício é que nossas esposas podem fazer uso do carro nos outros quatro dias da semana, sem a necessidade de termos um segundo automóvel ou de contratarmos motoristas.

Daí vem uma idéia: todas as empresas que tivessem mais de um certo número de funcionários em sua sede, (eu sugiro 200), deveria contratar ônibus ou vans para buscar e levar seus funcionários para casa. Eles podem ser divididos em rotas e otimizados seus custos e tempos de translado.

Veja só:

-poderiam ser retirados inúmeros veículos do trânsito, diminuindo os engarrafamentos e a emissão de gases;

– isto permitiria maior integração entre colegas da empresa que trabalham em setores diferentes mas que moram em áreas próximas da cidade;

– menores custos para os participantes, representando um pequeno aumento de receita disponível no final do mês.

– não se precisaria de tanta área para estacionamento.

Trânsito é um problema de todos, não é legal que fiquemos esperando idéias e obras maravilhosas só por parte do governo.

Uma resposta

  1. estou procurando emprego sempre trab.carro pequenocart d

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: