Idéias sobre o perfil da dona de casa brasileira

Quando a gente pensa em desenvolver, lançar ou apenas vender um produto destinado ao consumo nos lares brasileiros, uma das primeiras idéias interessantes é tentar conhecer quem é a dona de casa que decide sobre as compras nas residências.

Algumas informações muito interessantes sobre a mais importante das pessoas para está neste mercado:

– O Brasil tem mais de 170 milhões de habitantes, aproximadamente 53 milhões são consideradas donas de casa, assim entendida a pessoa responsável por definir as compras na residência. Isto dá 31% da população.

– 91% são mulheres. Apenas 9% são homens.

Observando a tabela abaixo, você vai notar alguns detalhes:

– 36% delas tem mais de 50 anos. Se você acumular, vai ver que 74% tem mais de 35 anos. Ou seja, você está lidando com gente que tem muita experiência no que faz.

– se você já fez uma pesquisa qualitativa com estas pessoas, já percebeu que elas definem perfeitamente os produtos de alta qualidade, os medianos e os ruins. Conhecem os preços da grande maioria deles.

– já viram milhares de produtos aparecerem e desaparecerem das prateleiras. Já tem um lista negra com marcas que não voltarão a comprar jamais. Já experimentaram muitos novos produtos e, em consequência já mudaram de marca preferida.

– segundo os últimos dados, 46% da população está na Classe C, e as classes D/E anda contibuem com pelo menos mais 30% do contingente.

Idade % quantidade(Habitantes)

15-19 1 527.000

20-24 5 2.635.000

25-29 9 4.743.000

30-34 11 5.797.000

35-39 13 6.851.000

40-44 13 6.851.000

45-49 12 6.324.000

50+ 36 18.972.000
Daí, vem algumas sugestões sobre marketing para estas pessoas:

– estas consumidoras preferem e sempre que podem, adquirem os produtos de melhor qualidade.

– quando compram produtos de posicionamento “menor preço”, sabem exatamente o que estão comprando e o fazem conscientemente;

– tem uma rede de relacionamento bastante ativo. O boca-a-boca é muito mais ativo e relevante do que imaginam os estudiosos.

Por isto tudo, se você está no mercado, seja profissional no trato com elas. Procure desenvolver e vender produtos que satisfaçam suas exigências de qualidade. Não engane na comunicação, você vai ser pego mentindo e não vai perceber que foi apanhado.

Anuncie nos canais de comunicação apropriados para atingir este público, sem se deixar levar pelas ofertas baratas das rádios e televisões.

Não sei exatamente como obter sucesso no mercado, mas imagino que fugir destes conceitos é uma boa maneira de caminhar rumo ao fracasso.

Uma resposta

  1. Olá Marcelo.

    Gostei muito do seu post de gostaria de uma informação adicional. Quero saber onde você conseguiu informações sobre a idade predominante que possuem as donas de casa brasileiras. Estou construindo um artigo e preciso citar fontes.

    Aguardo o contato o quanto antes.
    Tenha um bom dia.

    att.

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